FÁBRICA DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR

FÁBRICA DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR

Energia nuclear se refere a energia consumida ou produzida com a modificação da composição de núcleos atômicos. Além de ser a força que arma a Bomba Atômica, a Bomba de Hidrogênio e outras armas nucleares, a energia nuclear também tem utilidade na geração de eletricidade em usinas de vários países do mundo. É vista por muitos como fonte de energia barata e limpa; mas por causa do perigo da radiação emitida na produção desta energia e da radioatividade dos materiais utilizados, outros sentem que ela pode não ser uma energia alternativa viável para o uso de combustível fóssil ou energia solar. Este tipo de energia também é utilizado na medicina, na produção de marca-passos para doentes cardíacos.

Agradecimento dos alunos da (FAETEC Silva Freire) e parabéns pela demonstração e incentivo ao aprendizado de combustível nuclear. Tenham certeza que cada informação, quando passada com emoção nos traz um aprendizado bastante intenso capaz de penetrar em nossas mente com mais facilidade.

Obrigada pela palestra!

Após o processo de mistura (homogeneização) com U3O8, o pó de UO2 é transportado para uma prensa rotativa automática, onde são produzidas pastilhas. Nesta fase do processo são chamadas de "pastilhas verdes". As "pastilhas verdes", ainda relativamente frágeis, são encaminhados ao forno de sinterização, sob temperatura de 1750° C, em processo semelhante ao da fabricação de cerâmicas, onde adquirem resistência (ou endurecimento) necessária às condições de operação a que serão submetidas dentro de um reator de uma usina nuclear. As pastilhas sinterizadas passam, ainda, por uma etapa de retificação para ajuste fino das dimensões. Após a retificação todas as pastilhas sinterizadas são verificadas através de medição a laser, que rejeita aquelas cuja circunferência estiver fora dos padrões adequados. As pastilhas sinterizadas aprovadas são acondicionadas em caixas e armazenadas adequadamente num depósito existente dentro da FCN Pastilhas. Os equipamentos são mantidos sob ventilação/exaustão controladas, visando a manutenção da boa qualidade do ar no interior da fábrica.